sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

VER... 12 ANOS ESCRAVO

Esta é a história de um homem negro nascido livre, tal como qualquer homem branco dos Estados Unidos da América, que se torna escravo devido à ganância e crueldade de um punhado de homens.
O homem é Solomon Northup, cuja vida corre de forma tranquila: é casado e pai de duas meninas, carpinteiro de profissão e com talento para a música, nomeadamente, para tocar violino. A determinado momento, surgem dois homens que reconhecem este talento e que propõem a Solomon fazer uma digressão. Claro que Solomon aceita e é então que o sonho se torna em pesadelo e ele cai numa armadilha tal que o levará à escravidão numa plantação do Louisiana.



Realizado por Steve McQueene produzido por Brad Pitt, o filme pretende abordar a questão da escravatura nos EUA de uma forma mais realista e não tanto "fantasiada", baseado-se para tal em factos verídicos, neste caso na história da vida de Solomon. O filme conta com um elenco de luxo: Chiwetel Ejiofor, Brad Pitt, Benedict Cumberbatch, Lupita Nyong'o, Michael Fassbender, Paul Dano e Paul Giamatti, entre outros. 
Como curiosidade, vale a pena dizer que Solomon escreveu e publicou em 1853 um livro onde relatou tudo o que se passou ao longo desses infindáveis 12 anos como escravo. Intitulado Doze Anos Escravo, o livro foi publicado na mesma altura em que saiu o muito conhecido A Cabana do Pai Tomás e conseguiu atingir os 30.000 exemplares vendidos.


 Imagem © Direitos Reservados
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig