sábado, 8 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Celebra-se hoje o Dia Internacional da Mulher como reconhecimento da coragem, mérito e sacrifício de muitas mulheres que lutaram e deram a sua vida por condições de vida melhores do que as viviam.

A origem desta celebração remonta ao início do século XX, altura em que as mulheres da Europa e dos Estados Unidos da América lutavam pela melhoria das condições de vida e pelo reconhecimento da igualdade dos seus direitos face aos dos homens, incluindo o direito ao voto.

Adotou-se desde cedo esta data, porque a 8 de Março de 1911 ocorreu o primeiro protesto público a favor do direito ao voto e em 1917 as mulheres russas entraram numa série de protestos e greves que conduziram à famosa Revolução de Fevereiro (a primeira fase da Revolução Russa).

Entretanto, a II Guerra Mundial e a consequente necessidade de recuperação sobrepuseram-se à celebração e a data quase que caiu no esquecimento até ser recuperada na década de '60 do século XX. Em 1977, a ONU "oficializa" a data e desde então celebra-se o Dia Internacional da Mulher como forma de homenagear todas as mulheres.



Imagem © Direitos reservados
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig