quarta-feira, 7 de maio de 2014

REFRESCO DE CHÁ BRANCO COM HORTELÃ E LIMA


Conhecido do homem desde há mais de 5000 anos e protagonista de inúmeras lendas, o chá reivindica o título de bebida mais antiga do mundo. Também é a segunda bebida mais consumida depois da água, sendo apreciado pelas suas virtudes estimulantes, diuréticas e protetoras. Todos os chás provêm da mesma espécie, a camellia sinensis. Apenas difere o processo de fabrico: o do chá verde consiste em colher as flores e em deixá-las murchar, para que possam depois ser enroladas e secas, sem passar por qualquer processo de fermentação. 

Enquanto bebida, o chá consume-se tanto quente como gelado e hoje partilhamos uma receita para dias quentes em que apetece algo refrescante.

Ingredientes:
2/3 chávena de açucar
2/3 chávena de água
1 mão cheia de hortelã-pimenta (se não encontrar, pode usar hortelã comum)
8 saquinhos de chá branco
1/4 chávena de sumo de lima acabado de espremer 
Água com gás (ou água tónica)
Lima para decorar

Modo de preparação:
No tachinho, deite a água e junte o açucar. Aqueça em lume médio até ferver, mexendo sempre até o açucar derreter, evitando que queime. Junte as folhas de hortelã-pimenta e mexa até que as mesmas fiquem "murchas" e se forme um xarope. Deixe o xarope arrefecer e retire as folhas.
Entretanto, no jarro elétrico ferva água para fazer o chá. Deite a água num jarro de vidro com os saquinhos de chá branco e deixe arrefecer. De seguida, coloque no frigorífico até à altura de servir.
Quando for servir, deite no jarro o xarope de hortelã, algumas folha de hortelã, o sumo de lima e algumas fatias de lima e misture tudo muito bem. Adicione a água com gás a gosto e, se preferir, umas pedras de gelo.
Está pronto o refresco de chá branco com hortelã e lima!

Fonte: Baked Bree
Imagens © Direitos reservados
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig