quarta-feira, 6 de agosto de 2014

RISOTO COM ALCAÇUZ E LARANJA



O alcaçuz, também conhecido como regaliz, é uma planta que contém raízes doces das quais se extrai um xarope que pode ser usado em confeitaria e em medicamentos. O uso medicinal do alcaçuz é datado dos povos antigos do Egito, encontrando-se relatado nos seus papiros.
Esta planta herbácea tem várias propriedades terapêuticas, desde laxante, anti-histamínico, regulador hormonal ou expectorante e é indicada para tratar conjuntivites, desequilíbrios hormonais, úlceras ou hepatites.
No uso culinário, o alcaçuz é uma mais-valia para os doces, licores e gelados visto ser muito mais doce do que a sacarose, enriquecendo também o natural sabor do cacau.

Ingredientes:
250 g de arroz para risoto
80 g de margarina de soja
Parmesão ralado
Vinho branco
20 g de alcaçuz em pó
20 g de casca de laranja

Modo de preparação:
Numa panela, cozinhe o arroz com as 20g de manteiga, adicione o vinho branco e deixe evaporar. Continue a cozinhar o risoto adicionando a pouco e pouco água a ferver. Quando estiver pronto, retire o risoto do lume e deixe repousar durante alguns minutos. Acrescente a restante manteiga, o parmesão ralado e misture. Adicione sal e pimenta a gosto. Sirva o risoto e enfeite-o com uma camada de alcaçuz e uma pitada de casca de laranja.

Bom apetite!

Imagem © Direitos reservados
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig