quarta-feira, 5 de novembro de 2014

BOLACHAS DE SÉSAMO, AVEIA E LARANJA


Originária de África, o sésamo é conhecido pelas suas sementes ricas em óleo, vitaminas e proteínas. É uma das mais antigas plantas oleaginosas cultivadas pelo homem, tendo sido fundamental na alimentação das civilizações antigas. O óleo de sésamo tem propriedades cosméticas excecionais devido ao facto de ser muito rico em ácidos gordos essenciais e em vitamina E.
Sendo um dos ingredientes ativos utilizados pela Clarins nos seus produtos, não é de estranhar que recomendemos a sua utilização na alimentação. Partilhamos uma receita de deliciosas e saudáveis bolachas de aveia, sementes de sésamo, nozes e laranja:

Ingredientes:
1 chávena de farinha
1 chávena de coco ralado
1/2 chávena de flocos de aveia integral
1/2 chávena de flocos de aveia
3/4 chávena de açúcar mascavado
1/3 chávena de nozes picadas
1/4 chávena de sementes de sésamo
125 g de manteiga
1/4 chávena de mel
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de água a ferver
Raspa de uma laranja

Modo de preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 180º e forre com papel vegetal dois tabuleiros de ir ao forno.
Numa tigela grande junte a farinha, o coco, as aveias, o açúcar, as nozes, as sementes de sésamo e a raspa de laranja. Misture estes ingredientes com as mãos de modo a desfazer eventuais torrões do açúcar.
Entretanto, derreta em lume baixo a manteiga com o mel e quando começar a levantar fervura levante o lume e deixe ferver durante 2 minutos até que a mistura fique dourada.
Misture a água ao bicarbonato de sódio e acrescente à manteiga. Depois, deite rapidamente esta mistura na tigela dos ingredientes secos e envolva muito bem todos os ingredientes.
Com as mãos faça pequenas bolas de massa, coloque cada bola no tabuleiro e esmague de modo a ficar com a forma de bolacha. Vá repetindo o processo até acabar a massa. Lembre-se de deixar algum espaço entre cada bolacha para evitar que se peguem quando cozerem.
Leve os tabuleiros ao forno durante cerca de 8 a 10 minutos e vá verificando as bolachas para não deixar que queimem. Quando estiverem douradas, retire-as do forno e transfira-as dos tabuleiros para grelhas de modo a arrefecerem.


Bom apetite!


Imagens © Direitos reservados

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig