terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O TRONCO DE NATAL FRANCÊS


É ponto assente que a tradição natalícia de qualquer país manda que se apresente uma mesa farta para comemorar o nascimento de Jesus Cristo. E desde entradas, pratos principais e sobremesas nada as famílias esforçam-se para ter uma consoada tão abençoada quanto a esperança, a fé e a alegria que paira no ar. Mas as tradições variam de país para país.
Algumas parecem não diferir muito, apenas num ou noutro pormenor. Outras são completamente opostas. E hoje em dia, em que o contacto entre as pessoas é tão mais fácil do que há décadas atrás, muitos países adotaram as tradições de outros, tornando a época ainda mais rica.
No nosso país, manda a tradição que no Natal haja bolo-rei (para além do nosso "amigo" bacalhau!), mas em França, país de origem da Clarins, o doce principal é o tronco de Natal, que em francês se diz le bûche du Nöel. Por isso, deixamos a sugestão de trazer para a mesa de Natal deste ano um pormenor francês.

Ingredientes:
1 pacote de natas cremosas para bater
5 ovos
1 chávena de açúcar
1 tablete de chocolate, tamanho grande
1 chávena grande de café forte
1 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Manteiga 
Açúcar em pó

Modo de preparação:
Comece por bater os ovos com o açúcar. Derreta 60g do chocolate e junte-lhe o café batendo sempre e vá adicionando a farinha previamente misturada com o fermento. Junte este preparado aos ovos e misture. Entretanto, forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal untado. Cubra com a massa e leve ao forno durante 20 minutos ou até estar cozida. Desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar e aguarde até arrefecer.
Depois de arrefecida, barre com as natas batidas em chantilly e enrole a torta, prendendo com palitos, se necessário. Corte duas fatias da torta e comece a compor o tronco, colocando uma fatia junto à torta e outra em cima.
Derreta o resto da tablete de chocolate com 4 colheres de sopa de manteiga e 1 de açúcar. Quando obtiver um creme, barre o tronco e faça umas riscas com um garfo, de modo a parecer a textura da madeira. 
Finalmente, polvilhe com açúcar em pó para imitar a neve, insistindo nalguns pontos. Decore com frutos vermelhos e hortelã (imitando o azevinho e o musgo) e se preferir coloque elementos decorativos com bonequinhos de neve, cogumelos, etc.. A imaginação não tem limites!

Bon Apétit & Joyeux Nöel!

Imagem © Direitos reservados



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig