terça-feira, 31 de março de 2015

PARABÉNS, TORRE EIFFEL!


Hoje é um dia de celebração para os parisienses... é que a sua querida e célebre torre foi inaugurada precisamente no dia 31 de Março de 1889, há 126 anos atrás.
A torre foi construída para ser o ponto de entrada da Exposição Mundial de 1889, que nesse ano se realizou em Paris (e que tem sido realizada em capitais de todo o mundo, incluindo Lisboa) e que serviria de comemoração do centenário da Revolução Francesa.

A sua construção foi entregue à empresa de Gustave Eiffel, cujo trabalho inovador já era reconhecido - por exemplo, a Estátua da Liberdade. E de facto, a torre correspondeu às expectativas, não só pela construção em si, mas pelo facto de incluir um elevador que à época era tecnologia de ponta.
Todavia, houve quem se opusesse à sua construção, tendo alguns representantes da classe artística e intelectual parisiense publicado um Manifesto onde expunham Eiffel e sua torre como uma piada de mau gosto. Até foram colados nas paredes de Paris cartazes com a caricatura do engenheiro francês.
Para a maioria da população, a inauguração foi um evento espantoso e constituiu um marco no avanço tecnológico e um motivo de orgulho nacional que permanece até hoje. Tanto que a torre deveria ter sido deitada abaixo e desmontados os seus mecanismos, como o elevador, mas ficou de pé para permitir aos meteorologistas testar experiências e mais tarde foi usada para transmitir sinais de rádio. Aliás, ainda hoje a torre tem antena para transmitir radiofónica e televisiva.
A única altura em que os elementos mecânicos da torre foram desativados foi durante a Segunda Guerra Mundial: os franceses cortaram os cabos do elevador para obrigar os alemães a subir os 1700 degraus necessários para chegar ao topo.


Entre os primeiros visitantes da torre estão nomes ilustres como o Príncipe de Gales, a atriz Sara Bernhardt e Thomas Edison, que ofereceu a Eiffel um fonógrafo, a sua invenção que seria exposta na Exposição.
A torre Eiffel é o ícone por excelência da cidade de Paris e é o monumento pago mais visitado do mundo e o mais fotografado.

Imagens © Direitos reservados
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig