terça-feira, 7 de abril de 2015

TRABALHO E DESCANSO


Se é uma daquelas pessoas viciadas em trabalho, trazemos-lhe uma notícia surpreendente: de acordo com um estudo recente feito pela prestigiada Universidade de Stanford, o nível de produtividade desce drasticamente se exceder as 50 horas de trabalho semanal, tanto que a partir das 55 horas não há qualquer vantagem em esforçar-se - e o segredo para alcançar o sucesso é... descansar!
De facto, o segredo é mesmo encontrar o equilíbrio entre trabalho e descanso, entre emprego e vida pessoal. É claro que por vezes é muito difícil desligarmo-nos completamente das responsabilidades laborais, sobretudo para quem trabalha por conta própria.
Mas deixamos-lhe cinco sugestões de pequenas coisas que pessoas de sucesso aplicam nas suas vidas e que poderão ajudar-vos a equilibrar as áreas, de modo a que haja mais empenho e produtividade a cada semana que passa:

Desligue-se do trabalho durante o fim de semana
Por si só, esta é a mais importante medida que assegurará que carrega energias e se concentre mais na altura de regressar ao trabalho. Se for impossível ficar todo o fim de semana sem trabalhar ou verificar os seus e-mails, então, estabeleça um par de horas, no sábado ou no domingo, para se dedicar a essa tarefa.

Aproveite para pensar

Use os fins de semana para pesquisar e refletir sobre conceitos e ideias relativas à área do seu trabalho, à sua empresa. O ritmo mais calmo do fim de semana ajuda a pensar melhor em ideias e métodos e o simples facto de estar noutro ambiente reduz o stress. A mente ficar mais preparada para pensar de forma clara.


Reduza as tarefas domésticas

É verdade, até as tarefas de casa mais triviais podem começar a ser encaradas como obrigação e a parecer trabalho, caso se sobrecarregue durante o fim de semana. O objetivo é ter um tempo de verdadeiro descanso e descontração.

Reserve as manhãs para si

As manhãs são a altura ideal para se ocupar de si, seja através de exercício físico, de um hobby ou simplesmente cuidar de si. E ao acordar mais cedo durante o fim de semana terá mais tempo para descontrair e o seu biorritmo fica equilibrado durante todos os dias da semana, de domingo a sábado.


Reveja o orçamento familiar

Reserve 30 minutos para rever o orçamento familiar para a semana, planeando as suas refeições e fazendo listas de compras, planeando compras para si ou uma ida ao cinema, etc.. Vai ver que na segunda-feira já não sentirá tanto stress só de pensar no que fazer ao jantar!


Imagens © Direitos reservados
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig