quinta-feira, 30 de julho de 2015

SALADA DE QUINOA COM TÂMARAS E AZEITONAS


A quinoa é a fonte de inspiração para preparar uma deliciosa salada, muito fácil de fazer, leve e, no entanto, muito nutritiva. Isto porque este cereal contém os aminoácidos essenciais e é rico em cálcio, ferro, magnésio e zinco. A sugestão é da autoria da Marta Varatojo, a autora do blogue Macroexotic que lançou recentemente um livro cheio de receitas originais e muito saborosas. Esta receita e outras, bem como dicas e truques de culinária estão todos n' O Livro de Cozinha da Marta, Uma Forma de Amar, editado pela Marcador

Ingredientes
1 chávena de quinoa
1 cebola roxa grande
1 copo de azeitonas sem caroço
1 dente de alho
6 tâmaras
Azeite q.b.
Sal marinho q.b.
Shoyu q.b.
Coentros, hortelã e romã a gosto

Modo de preparação
Antes de começar a fazer a salada é preciso preparar previamente a quinoa de modo a retirar a camada de fora que protege o cereal e que é constituída pelas saponinas, um químico natural. Para tal, deve demolhar a quinoa durante uns minutos e lavá-la com água fria.
Coloque a quinoa num tacho ao lume exatamente como faria para o arroz, com 2 chávenas de água para uma de quinoa. Deixe ferver, junte o sal a gosto e deixe cozinhar em lume brando durante 15 a 20 minutos. Findo este tempo, retire do lume e deixe arrefecer.
De seguida, frite o alho com o azeite em lume alto até alourar e adicione a cebela roxa cortada em meias luas. Assim que a cebola ficar translúcida, tempere com shoyu e retire do lume. Corte em pedacinhos as azeitonas e as tâmaras.
Numa saladeira junte a quinoa, o refugado, as azeitonas e as tâmaras. Decore com coentros, hortelã e romã.

Esta salada tem variações que pode experimentar: substituir a quinoa por cuscuz, as tâmaras por alperces secos ou sultanas e a romã por morangos.

Fonte: Macroexotic
Imagem © Direitos reservados

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig