quinta-feira, 22 de outubro de 2015

CINEMA: A HORA DO LOBO


Estreia hoje nas salas de cinema A Hora do Lobo, a mais recente obra de Jean-Jacques Annaud, o cineasta francês autor de filmes como O Nome da Rosa, O Amante e Sete Anos no Tibete. Com paisagens arrebatoras e cenas de cortar a respiração, o filme é uma homenagem à região da Mongólia, à vida selvagem e à natureza. Este foi o filme escolhido para abrir a 16ª Festa do Cinema Francês, no passado dia 8 de Outubro.
A história passa-se no final da década de 1960 quando tem início na China a Revolução Cultural. Nesta época e por imposição do regime instaurado por Mao Tsé-tung, millhares de estudantes são obrigados a sairem das suas terras para irem viver noutras localidades onde a sua presença seria necessária para instruir as populações, quer ao nível da educação báscia como nos novos valores políticos. Um destes estudantes é Chen Zen, que sai de Pequim para viver durante dois anos na inóspita e longínqua região da Mongólia, ficando hospedado com uma tribo de pastores nómadas.
Imediatamente, Chen fica fascinado pela região, pela tribo e pelo seu modo de vida, bem como pela relação que o povo mongol tem com a natureza.

Todavia, o governo de Pequim não concorda com a forma como as populações autóctones gerem os recursos naturais nem como as hierarquias sociais são definidas, pelo que se assiste a um confronto entre os dois modos de vida.
O auge deste conflito verifica-se quando é decretada uma lei que obriga a extinção total dos lobos, um animal sagrado para o povo mongol. A todo o custo, o jovem Chen tentará impedir esta situação e com a sua imaturidade cometerá erros que tornarão tudo pior em vez de melhor.

A Hora do Lobo é um filme entre o drama, a aventura e o documentário, uma história sobre a urgência de se preservar o equilíbrio dos ecossistemas. Um filme para toda a família assistir.
A realização e o argumento é de Jean-Jacques Annaud e nos principais papéis encontramos Ankhnyam Ragchaa, Shaofeng Feng e Shawn Dou.




 Imagens e vídeo © Direitos reservados
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig