sexta-feira, 23 de outubro de 2015

FOTOGRAFIA: SAM SHAW EM CASCAIS


O trabalho de Sam Shaw, um dos mais conceituados fotógrafos internacionais de sempre, pode agora ser apreciado entre nós na exposição Sam Shaw - 60 anos de fotografia, patente no Centro Cultural de Cascais.
Nascido em 1912, Sam Shaw é o fotógrafo americano por trás da lente da fotografia mundialmente conhecida de Marilyn Monroe com um vestido branco a esvoaçar sobre o respiradouro do metro, em Nova Iorque, uma das imagens mais icónicas do filme O Pecado Mora ao Lado, assim como da imagem de Marlon Brando de t-shirt rasgada, durante o making of do filme Um Elétrico Chamado Desejo de Elia Kazan.

Conhecido em todo o mundo pelas suas excelentes fotografias de cena, Shaw imortalizou através da sua máquina fotográfica várias estrelas da indústria cinematográfica: músicos, artistas, escritores e intelectuais, alguns dos quais foram seus amigos como Woody Allen, Humphrey Bogart, Alfred Hitchcock, John Wayne, Fred Astaire, Elizabeth Taylor, Ingrid Bergman, Sophia Loren, Charlie Chaplin, Audrey Hepburn, Frank Sinatra, Anthony Quinn e Gary Cooper, entre vários outros.

Sam Shaw – 60 anos de fotografia é uma retrospetiva que inclui mais de 200 fotografias do fotógrafo tiradas ao longo de 60 anos de carreira e alguns dos seus objetos pessoais como cartas, revistas e passaportes. As imagens fazem parte do imaginário coletivo da cultura americana, sendo algumas delas inéditas e que agora são reveladas ao público graças ao empenho e trabalho da família que fundou o Shaw Family Archives. 

A exposição é promovida pela Fundação D. Luís I e pode ser vista no no Centro Cultural de Cascais até ao próximo dia 8 de novembro.

Imagens © Direitos reservados
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig