terça-feira, 6 de outubro de 2015

VIVER BEM: MEDITAR


A meditação é cada vez mais recomendada e praticada como um instrumento de desenvolvimento pessoal. Com o ritmo de vida verdadeiramente alucinante que levamos, a meditação é a "ginástica da mente" que desencadeia mudanças na vida de quem a pratica e basta dedicar-lhe apenas alguns minutos por dia para recuperar energias.

As referências históricas à meditação são tão antigas quanto a própria humanidade e terá desenvolvido-se ao longo dos tempos e em diferentes culturas. Apesar de estar associada às religiões e filosofias orientais, a prática da meditação não está diretamente relacionada com espiritualidade. 

Meditar remete-nos para um estado onde a mente pode ser posta em silêncio como um caminho para a autocompreensão, alcançando um nível superior de consciência e paz interior. Voltar ao centro. Pode parecer difícil e até impossível de alcançar este estado, mas a verdade é que basta parar um pouco para pensar na nossa vida e nos nossos objetivos e já estamos a meditar. Meditar significa isso mesmo: parar. A lista de benefícios oferecidos pela meditação é infindável. Esta técnica milenar ajuda essencialmente a disciplinar e a acalmar a mente, trazendo conforto emocional e aumentando a nossa capacidade de concentração e pode ser surpreendente aprender que podemos meditar em qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente do que estiver a acontecer à nossa volta.


Sendo um exercício ótimo para nos ajudar a lidar com as emoções, o tempo que disponibilizamos para a fazer e para sentir todas as suas melhorias varia de pessoa para pessoa e tem pouca relação com a duração da prática em si. O importante é a firmeza com que o fazemos, a disciplina e a regularidade de forma a criar o hábito em nós. Existem inúmeros cursos, técnicas e formas de a fazer. Uma delas é bastante simples: escolha um ambiente pacífico, vista uma roupa confortável, coloque uma música calma e simplesmente ouça os seus pensamentos durante 15 minutos.

Imagens © Direitos reservados
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig