quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O CHÁ VERDE


Conta a lenda chinesa que o imperador Shen Nung costumava beber água fervida por acreditar que lhe dava uma vida saudável, aumentando a sua longevidade. Certa tarde do ano de 2737 a.C., enquanto descansava à beira de uma árvore, ao beber a sua água eis que caem folhas para dentro da taça. O imperador adorou o sabor e nascia a primeira chávena de chá, batizada de "bebida dos céus".
O chá é feito a partir da infusão das folhas do arbusto Camelia sinensis e de acordo com o processo de oxidação que estas sofrem obtém-se as variedades de chá - preto ou verde. Neste último, as folhas sofrem menos oxidação. Muito popular tanto na China como no Japão, o chá verde tem vindo a ser consumido com maior frequência no Ocidente, quer seja pelas suas propriedades antioxidantes quer seja por se tratar de uma tendência.
A preparação desta "bebida dos céus" deve cumprir alguns requisitos: a temperatura da água deve estar a 80º no momento de a verter para o bule; o tempo de infusão não deve ser superior a três minutos.

Os benefícios do chá verde são vários tais como ajudar a digestão, regular o trânsito intestinal, combater a retenção de líquidos. Sendo muito rico em antioxidantes ajuda a proteger as células do organismo e combate o mau colesterol, previne doenças do coração e vários tipo de cancro. Por conter cafeína ajuda a aumentar a concentração mental e graças ao aminoácido L-teanina a produção de dopamina e serotonina no cérebo aumenta, resultando numa sensação de bem-estar, de descontração e de bom humor.

Apesar de ser produzido maioritariamente na Ásia, também encontramos plantações de chá em Portugal, nomeadamente na localidade da Gorreana, na ilha de São Miguel, Açores. É uma variedade muito apreciada e exportada para todo o mundo.

Na Clarins, o chá é usado na composição de alguns produtos como o UV Plus Anti-Pollution SPF 50, o Eclat Minute Base Illuminatrice de Teint, o Double Serum, o Défatigant Eclair Contour des Yeux ou no ClarinsMen Gel Super Hydrant.

Imagens © Direitos reservados
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig