quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

VIVER BEM: MINDFULNESS


É cada vez mais recomendado pelos benefícios que traz ao estilo de vida urbano, sempre apressado e cheio de tensões, mas ainda nem toda a gente sabe o que é exatamente o Mindfulness. Originalmente, era um conceito de meditação budista e foi introduzido na década de 70 como prática terapêutica. Atualmente, é muito usado em várias formas de psicoterapia, ensinando-nos a focar a atenção e ajudando-nos a estabelecer uma relação direta com o que estamos a viver. E esta é sem dúvida a atitude necessária para Dezemro, um dos meses mais atarefados do ano em todos os aspetos.
O termo mindfulness que significa atenção plena, mente alerta ou ainda consciência plena. Designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, dirigida a todos os fenómenos que se manifestam na nossa mente.
O viver o "aqui" e o "agora" e respirar em plenos pulmões são práticas que podem ser treinadas e aprendidas, geralmente através de técnicas de meditação, e que podem ajudar a tornar mais leve a verdadeira azáfama que vivemos no dia a dia.

Uma boa forma de perceber o que é de fato esta prática é pensarmos na forma como comemos. Normalmente, quando estamos a ingerir uma refeição de forma não-mindful temos a nossa atenção focada noutros elementos, seja ver televisão, falar, ler e-mails. Sabemos que estamos a comer algo, mas não de forma consciente. Pelo contrário, quando estamos a comer de forma mindful sabemos conscientemente o que estamos a fazer e a colocar toda a nossa atenção no processo da refeição. Prestamos atenção a todas as sensações que existem em nós, o sabor da comida, a sua textura assim como sabemos todas as respostas a essas mesmas sensações.

O mindfulness é também uma forma de aceitação própria, sem críticas nem julgamentos, já que quando pensamos demasiado no que fizemos e naquilo que temos para fazer acabamos por executar uma série de tarefas em piloto automático, sem realmente perceber o que estamos a fazer. O mindfulness ensina-nos a cultivar uma maior e mais inteligente forma de gerir os nossos recursos internos face às exigências com que nos deparamos diariamente tanto a nível pessoal como familiar, profissional, social, etc.. 

E a verdade é que não existe outro momento para viver a não ser o presente. O "agora" é tudo o que existe e o futuro será outro momento presente. Por isso, hoje e agora deixamos a sugestão de um exercício muito prático e simples de mindfulness: colorir.

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