quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

DESINTOXICAR DEPOIS DO NATAL


Não há quadra natalícia que não privilegie as reuniões de amigos e de familiares em almoços generosos e grandes jantares, sempre muito animados e onde predominam pratos muito calóricos, tanto em níveis de açucar, como de gordura e álcool. É uma época para festejar e esquecer, por momentos, as preocupações do dia a dia e entrar num espírito de sonho e esperança. E como tantos encontros e tanta coisa para preparar a Consoada e a festa da Passagem do Ano, deixa de haver tempo para ir ao ginásio. Mas é agora, no primeiro mês do ano, que os efeitos se começam a sentir e é preciso recuperar a forma.
Em prol da saúde, sim, é preciso regressar aos hábitos de uma alimentação cuidada e da prática regular de atividade física.
Algumas pessoas optam por fazer uma dieta à base sumos e batidos, mas é preciso ter cuidado e evitar prolongar esta dieta por mais do que dois dias, já que muitos destes sumos e batidos contêm fibras com efeitos laxantes que podem provocar desidratação e alterar a flora intestinal. Por outro, lado a ausência de proteína e ácidos gordos essenciais faz perder a tonicidade muscular.

Assim e para equilibrar de novo o organismo, sugerimos uma abordagem menos dramática e mais saudável:
Faça refeições mais leves e coma bastantes legumes, saladas e sopas (que até apetecem nesta altura de temperaturas baixas e de chuva). Prefira as carnes magras e o peixe cozido, assado ou grelhado. Resista aos molhos, pelo menos durante uma temporada. Deixe de lado as sobremesas e substitua-as pela fruta. Beba muita água, entre 1,5 a 2 litros por dia. E pratique mais exercício físico.


Imagens © Direitos reservados
Fonte: Os dias de uma Princesa


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