sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

CINEMA: CAROL


Às salas de cinema chegam cada vez mais histórias de coragem e de luta pela equidade dos géneros e das classes, verdadeiras inspirações para todos nós. Desta vez, é uma história de admiração e de amor que nos conta o filme Carol.
A ação decorre na década de 1950, em plena cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e começa no momento em que duas mulheres se conhecem por casualidade. Uma delas, Therese Belivet, trabalha na secção de brinquedos do Frankenberg, uma grande loja da cidade; a outra, Carol Aird, é casada e mãe de uma menina. Therese é jovem e sonha fazer da fotografia a sua profissão. Carol é mais velha e o seu casamento com Harge caminha para o divórcio.

As duas conhecem-se Carol vai à loja onde trabalha Therese para comprar um presente de Natal para Rindy, a filha. Perante a indecisão de Carol, Therese aconselha um dos brinquedos expostos e as duas encetam uma pequena troca de impressões. Chegado o momento de pagar e de se ir embora, Carol não repara que deixa uma luva na bancada e Therese guarda-a e há-de devolvê-la juntamente com um bilhete para aquela mulher sofisticada de cabelos loiros que tanto a cativou.


Surpreendida, Carol responde ao cartão, agradecendo e convidando a jovem para um almoço. As duas encontram-se e tornam-se amigas, numa relação que fica cada vez mais íntima e que evolui para uma paixão. À medida que o tempo passa, os sentimentos que nutrem uma pela outra tornam-se por de mais evidentes e cada qual terá de enfrentar a situação à sua maneira.
Por um lado, Therese terá de resolver a relação com o namorado e por outro, Carol terá de enfrentar a fúria do marido num processo de divórcio que ameaça retirar-lhe a guarda da filha. 
Para fugir à confusão que se instala, Carol propõe a Therese uma viagem pelo país e ao partirem a vida de ambas nunca mais será a mesma.

Carol é um filme baseado no único romance não policial de Patricia Highsmith, O Preço do Sal, e expõe a coragem de duas pessoas em enfrentarem os preconceitos da sociedade e o preço de lutar pelos sonhos.

Sob a direção do realizador Todd Haynes, Carol está nomeado para seis categorias dos Óscares e a imprensa internacional classificou o filme de "obra-prima" e considerou que Cate Blanchett representa o melhor papel da sua carreira. Para além desta atriz, no elenco encontramos Rooney Mara, Sarah Paulson e Kyle Chandler, entre outros.





Imagens e vídeo © Direitos reservados
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig