quarta-feira, 16 de março de 2016

MODA: AS TENDÊNCIAS DA PRIMAVERA 2016


Com a primavera a chegar já no dia 20, vale a pena espreitar quais as grandes tendências da moda para esta estação, de modo a decidir-se qual delas vai adotar. E como estamos quase na altura do habitual closet cleaning da primavera, convém saber quais as peças que permanecem e as que serão dadas a instituições ou até vendidas em lojas ou feiras criadas para o efeito.




As flores, as riscas e os padrões étnicos
É quase um "vale tudo" e os criadores deram largas à sua imaginação no que diz respeito à utilização dos padrões listrados, florais e étnicos. O uso dos padrões permite um contacto mais directo com o lado mais imaginativo de cada pessoa. Escolha qual a tendência com se identifica: o mundo encantado das princesas e os seus motivos de flores; o exotismo de terras misteriosas e os padrões étnicos, de desenhos geométricos, de texturas animais ou motivos da natureza; o jogo da construção/descontrução das geometria e as riscas em várias cores e tamanhos, horizontais ou verticais.

Os folhos, as franjas e as redes/rendas
A inspiração vem de vários pontos: a sensualidade da mulher latina, o romantismo do estilo vitoriano, a agitação das ondas do mar. Ao contrário dos padrões, evite juntar tudo no mesmo coordenado e escolha destacar apenas uma destas três tendências, aproveitando para salientar os seus melhores traços. Por exemplo, se tem ombros bonitos use e abuse das blusas em forma de cai-cai com folhos. 

Os brilhos e o denim
O fascínio que os brilhos exercem é algo que não deixa ninguém indiferente, da mesma forma que o denim ganhou lugar na moda e no nosso guarda-roupa como um clássico. Os brilhos revelam-se nos tecidos metálicos, em aplicações ou em lantejoulas, seja em cor for - prata, ouro, preto, brancos - em looks totais ou na escolha de uma ou duas peças. O denim estende-se a saias, blusas, shorts e vestidos e pisca o olho a todos os estilos, desde o rebelde ao mais clássico.



O universo desportivo
O conforto e a descontração que o vestuário desportivo proporciona são transpostos para o guarda-roupa do dia a dia, seja no uso de acessórios, como as sapatilhas desportivas, seja no uso de peças como blusões e sweaters - e tudo conjugado com peças mais clássicas. Quer ao nível dos materiais, quer ao nível das formas e texturas, esta tendência marca a sua posição.

O sleepwear usa-se de dia
Tal como foi moda na década de 1920, também agora as peças de roupa interior saem do íntimo para a esfera social e profissional, num jogo de eterna sedução e romance que conferem os tecidos fluídos, como o cetim e a seda, e dos detalhes das rendas e dos bordados.

Imagens © Direitos reservados

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig