terça-feira, 22 de março de 2016

VIVER BEM: BOLINHAS DE MILLET E QUEIJO DE CABRA


A pensar na Páscoa que se avizinha a passos largos, a Joana Limão, autora do blog de culinária Lemonaid, pensou numa receita super saudável para ser servida como aperitivo em dias de festa, quer seja a Páscoa ou uma festa de família ou de amigos. Para além de ser muito saudável, é uma alternativa salgada, sem glúten, muito saborosa, de fácil execução e muito apelativa aos sentidos, dando um colorido extra a qualquer mesa.
Mas não restrinja esta receita aos dias especiais e experimente as bolinhas de millet acompanhadas com salada para o almoço ou o jantar. São tão práticas que se tornam numa excelente refeição para levar para o trabalho. São também ótimas para um piquenique.

Para quem não conhece, o millet é um cereal sem glúten de semente pequena e arredonda, podendo ser amarelo, branco ou avermelhado. Entre nós é conhecido por painço, milho miúdo, milheto ou milhete. É rico em nutrientes como manganês, magnésio, fósforo e triptofano, essenciais ao nosso organismo.

Ingredientes para 12 bolinhas
1/2 chávena de millet ou 2 chávenas de millet cozido
50 gr de queijo de cabra (cortado em cubinhos)
1 beterraba cozida ou assada
2 ovos pequenos
10 sementes de coentros
2 hastes de alecrim (só as folhas)
1 colher de chá de sal marinho

Modo de preparação
Caso não tenha já o millet cozido, comece por cozê-lo em água abundante e depois escorra-o e reserve. Preaqueça o forno a uma temperatura de 180º. Entretanto, triture a beterraba e junte os ovos, o alecrim, as sementes de coentro e o sal e misture até obter um creme. Junte o millet e envolva o preparado até ficar completamente cor de rosa.
Faça bolinhas e dentro de cada uma coloque um cubinho de queijo. Coloque as bolinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante 15 a 20 minutos.

Sirva as bolinhas ainda mornas com molho pesto de hortelã e rúcula, se gostar.

Ingredientes para o pesto (opcional)
1 colher de sopa de amêndoas
2 hastes de hortelã (só as folhas)
1 punhado de rúcula
1 colher de sopa de sumo de limão
1/2 colher de café de sal
1-2 colheres de sopa de água

Modo de preparação
Triture todos ingredientes adicionando água até obter a consistência a seu gosto.

Fonte: Lemonaid 
Imagens © Direitos reservados



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig