quarta-feira, 20 de abril de 2016

SAIR: MERCADO ROMANO DE TRÓIA


É já neste fim de semana que as Ruínas Romanas de Tróia recebem mais uma edição do Mercado Romano. Todos os anos, há um tema e o desta 4ª edição é o Festival do Garum, o emblemático molho de peixe produzido em Tróia e comercializado por todo o território do império.
Muito apreciado, o garum era um dos temperos usados na cozinha romana da época, servindo para condimentar peixe, carne, legumes e até vinho. Neste festival, poderá provar algumas das comidas preparadas com este molho que estarão disponíveis nas bancas do mercado. Será uma oportunidade para ver de perto como eram os mercados e a vida em geral naquela altura. Para além da gastronomia, haverá animação, com reconstituições e representações histórica, e ainda atividades para os mais novos.

O sítio arqueológico de Tróia está inserido na Rede Natura 2000, em plena orla do estuário do rio Sado, e faz parte do Tróia Resort. Remota ao século I d.C. e aqui podemos ver casas, lojas, fábricas, termas e, claro, o ponto forte desta povoação - as oficinas onde o peixe era salgado e o garum era preparado. Este tipo de indústria era o centro da economia da região, sendo o núcleo de Tróia-Alcácer do Sal o maior centro de produção de salga de peixe do mundo.

Imagens © Direitos Reservados



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig