terça-feira, 12 de abril de 2016

VIVER BEM: SALADA DE ABÓBORA E FEIJÃO PRETO


Porque em Abril é comum as amplitudes térmicas grandes e a instabilidade climática, há dias em que apetece preparar refeições leves e refrescantes e outros em que sentimos necessidade de pratos mais aconchegantes, como é o caso desta semana de chuva e de descida de temperatura. A pensar e ainda assim tendo em mente que é altura de começar a cuidar da silhueta para o verão, fica a sugestão de uma refeição reconfortante e, no entanto, leve e muito prática - a salada de abóbora e feijão preto com nozes e chilli.
A receita é da autora do blogue Compassionate Cuisine, a Márcia, e é muito saborosa. Para variar, pode experimentar substituir a abóbora por cenoura ou por batata doce, igualmente deliciosas. A abóbora é temperada com cominhos e canela, especiarias que conferem a sensação de aconchego à comida. A salada é servida com iogurte, mas poderá substituir por abacate.


Ingredientes para a abóbora

1 abóbora-menina pequena (500g)
½ colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta preta a gosto

Modo de preparação

Comece por preaquecer o forno a 180º. Prepare a abóbora, retirando as sementes e cortando-a em fatias com a casca. Coloque as fatias num tabuleiro, tempere com a canela e os cominhos, o azeite, o sal e a pimenta a gosto. Leve ao forno durante entre 30 a 35 minutos ou quando estiver macia e cozida.

Ingredientes para o feijão
2 chávenas (520g) de feijão preto cozido
¼ chávena (30g) nozes
Sumo de meia lima
1 malagueta chili, sem sementes e picada

Molho de coentros
1 molho de coentros frescos
1 dente de alho pequeno
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta preta a gosto
Iogurte (pode ser de soja)

Modo de preparação do molho
Moa num almofariz os coentros, o alho, o sal e a pimenta até obter uma pasta. Depois junte-lhe o azeite e reserve. Se não apreciar coentros, substitua por salsa.

Modo de preparação da salada
Coza o feijão (ou já preparado) e pique as nozes e coloque estes ingredientes numa taça. Junte-lhes a malagueta e o sumo de lima e envolva tudo. 
Sirva numa travessa o feijão, coloque por cima as fatias de abóbora e regue com o molho de coentros e algumas colheres de iogurte, a gosto.
Experimente substituir o iogurte por abacate e neste caso misture-o ao molho de coentros até obter uma pasta.




Imagens © Direitos reservados
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© CLARINS Blog. Todos os direitos reservados.
Designer Blogger Template by pipdig